3.587 municípios e 23 estados participam do levantamento do Ministério. A ação educacional aumentou em 14,1% em relação à última medição.
De acordo com dados do Ministério da Educação (MEC) divulgados em 3 de julho, 64,1% dos estados brasileiros já estão comprometidos com a Política Nacional de Equidade. Até o momento, 3.587 municípios, 23 estados e o Distrito Federal estão engajados nessa importante iniciativa para promover a igualdade e a inclusão social.
A implementação da Política de Equidade é fundamental para fortalecer a Política de Educação para as Relações Étnico-Raciais no país. Com a adesão de um número significativo de entes federados, é possível ampliar o alcance e os benefícios dessa ação, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária. É imprescindível que mais regiões se unam a essa causa em prol da diversidade e do respeito mútuo.
Implementação da Política Nacional de Equidade
As secretarias de educação estaduais e municipais que ainda não estão cadastradas têm a oportunidade de confirmar a adesão à Política Nacional de Equidade até o dia 12 de agosto, por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec). A Política de Equidade tem como meta implementar ações e programas educacionais direcionados à superação das desigualdades étnico-raciais e do racismo nos ambientes educacionais.
Confira o percentual de municípios que aderiram à Política de Equidade. Fonte: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) – 3/7/2024
Diagnóstico Equidade – Como parte do processo de implementação da Política Nacional de Equidade, a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) realizou o Diagnóstico Equidade, alcançando mais de 96% de respostas das redes de ensino.
O levantamento será empregado pela Secretaria para gerar subsídios visando à organização e proposição de políticas públicas educacionais relacionadas ao tema. Todas as 27 secretarias estaduais já completaram o diagnóstico. Apenas os municípios de Rondônia, Roraima e Rio Grande do Sul (que ainda se encontra em estado de calamidade pública) não atingiram ainda 90% de respondentes.
As redes que ainda não preencheram o formulário têm até 10 de julho para enviar as informações necessárias. Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação, com dados da Secadi.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo